terça-feira, junho 06, 2006

O Blog (4)

Blog Mês de Junho
.
Hollywood

Bloguista: Miguel Lourenço Pereira
.
Como não poderia deixar de ser o Blog Hollywood teria de figurar na lista de escolhas do Blogblogblog.
Atrevo-me a dizer que é o blog com maior actividade na blogosfera do Cinema e é o mais visitado.
Um projecto construído ao longo do Tempo sempre com novidades e motivos de interesse.
Quero também dar os Parabéns ao Hollywood uma vez que faz hoje anos.
Link obrigatório em todas as listas de blogs de Cinema.
.
Em seguida pode ler a apresentação do seu autor Miguel Pereira.
----------------

" A fórmula Hollywood"

Em vez de vos falar do que o Hollywood é, vou tentar explicar o que está por trás do Hollywood.
Já todos na comunidade da cineblogosfera sabem que o Hollywood é o site com mais visitas, mais popular, essas coisas todas. Não faz dele o melhor blog de cinema (há blogs geniais, especialmente os blogs temáticos, e claro, o Cineblog do JBR Martins que continua a ser o "Rei") mas faz dele um espaço de referência. Acima de tudo porque o Hollywood é mais um site noticioso do que propriamente um blog. Apesar de ser dos mais antigos espaços de cinema em Portugal é notório que o Hollywood é diferente. Talvez por ser feito por um jornalista que também já esteve atrás das camaras. Talvez pelo facto do seu autor ser especializado em cinema clássico, quando a maioria dos blogs se rende a autores de culto pós-anos 60. Ou talvez porque é o único equivalente a uma revista online que se pode encontrar, diariamente, repleto de noticias, criticas, especiais e muitas surpresas.
Mas não interessa. Isso é o que o Hollywood é...mas o que está por trás do blog?
A origem do Hollywood chama-se PipocaBlog, um dos blogs pioneiros em Portugal na área do cinema que durante 3 meses, no final de 2003, bateu todos os recordes de popularidade, numa altura em que 100 visitas por dia (agora o Hollywood chega ás 20 mil) era mais do que qualquer um sonhava. Mas o projecto terminou e criou-se um vazio. Havia de facto já espaços notáveis como o Antestreia ou o Cineblog. Mas eram blogs especificos. A minha formação em jornalismo permitia-me olhar para os blogs de cinema de outra forma. A ausência de uma concorrente da Premiere e da ausência (salvo honrosas excepções) de sites noticiosos de cinema fez-me pensar. Os cinéfilos portugueses tinham de ir a sites americanos e brasileiros para saber noticias porque ninguém em Portugal as publicava com regularidade. E achei que estava na altura de mudar. O Hollywood foi assim uma resposta ao marasmo que existia. Um espaço com noticias diárias. Mas com muito mais do que isso. Com criticas. Com um programa semanal próprio, qual televisão. Textos opinativos, imagens mais quentes, espaços dedicados a televisão, aos dvds, à história do cinema..enfim, o Hollywood nasceu porque estava na altura. Poderia ter sido qualquer outra pessoa a preencher este vazio. Acabei por ser eu, e o tempo deu-me razão. Em 2 anos o Hollywood cresceu a ponto de se tornar na referência número 1 da blogosfera nacional. Atingiu nºs recordes de visitas, trouxe para Portugal o Oscarwatching, fez a cobertura da cerimónia dos óscares em directo por duas vezes, e o trabalho desenvolvido deu origem ao livro que vai ser editado em breve - Cine Guia 2007.
Claro que gostos são gostos e há quem não goste do Hollywood. E há quem não passe sem ele. Mas como não se pode agradar a gregos e troianos, acredito que o Hollywood está no bom caminho. A partir de Julho há nova programação e muitas novidades. Porque o Hollywood é acima de tudo um espaço em crescimento, um espaço para todos os amantes da 7º arte.
Um espaço que não existiria sem vocês. E sem o cinema, a paixão que nos une!

Miguel Lourenço Pereira

PS - Saúdo o trabalho notável do Luis Marchão neste espaço, construindo um agregador de blogs de cinema de primeira qualidade. Para todos os amantes de cinema a visita deste espaço é obrigatória, acima de tudo porque explora os diferentes pontos de vista à volta dos mesmos temas. E um espaço assim não tem preço!
--------------------

2 Comments:

At junho 07, 2006 12:51 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Os mais visitado, como assim? Diariamente.. ?

 
At junho 08, 2006 5:23 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O unico problema do Hollywood é ter demasiado informação e imagens enormes, tornando-se num blog pesadissimo.

 

Enviar um comentário

<< Home