sábado, junho 03, 2006

A Coluna por... João Farinha do blog DVD

Tinha escolhido como tema para este texto o eterno adiamento do (re)lançamento de Blade Runner em dvd. Mas a Warner Home Entertainment trocou-me, felizmente, as voltas já que foi anunciada a semana passada a reedição do filme ainda este ano.

Uma Produção Atribulada:

Em 1982 foi lançado nos cinemas aquele que viria a tornar-se um dos grandes objectos de culto do cinema. Adaptado do livro de Philip K. Dick, Do Androids Dream of Electric Sheep, o filme teve vários problemas durante a produção, além de o argumento ter sido reescrito várias vezes, os financiador do filme retirou-se ainda antes do início da rodagem, o que obrigou o estúdio a renegociar apoios financeiros. Além disso, depois dos primeiros visionamentos do filme, os executivos da Warner Bros. obrigaram o realizador, Ridley Scott, a introduzir narração e um final feliz. Lançado nos cinemas o filme não alcançou logo o reconhecimento que hoje se lhe conhece. As críticas foram divididas e os resultados de bilheteira menos que brilhantes.

O Director's Cut:

Insatisfeito com a obra que havia realizado, Scott pressionou a Warner para o lançamento do director's cut. No entanto, mais uma vez, as coisas não correram como planeado. O estúdio acedeu mas mesmo assim o realizador ainda não ficou satisfeito com esta sua nova versão, uma vez que não teve o dinheiro nem o tempo necessário para executar a tarefa como gostaria, pois tinha iniciado entretanto o seu trabalho em Thelma and Louise. Esta versão, em que foi retirada a narração e o final feliz, foi lançada nos cinemas em 1992 e posteriormente em dvd.

Edição Especial:

Em 2000, Scott teve uma nova oportunidade para fazer o filme que realmente pretendia, e tudo estava encaminhado, com os trabalhos a ficaream concluidos em meados de 2001. Mas a saga de Blade Runner estava londe de terminar. Quando a Warner se preparava para lançar a edição especial em dvd começou uma batalha judicial pelos direitos do filme, pois as empresas que tinham o financiado reclamavam-nos para si (com razão, aparentemente). O problema arrastou-se e o resultado foi, além do adiamento indefinido da nova edição, o desaparecimento do director's cut das lojas, até ao ponto a que se chegou hoje, em que é praticamente impossível encontrar o filme à venda.

Finalmente, Blade Runner em dvd?:

Segundo uma notícia da Variety, parece que é desta que Blade Runner vai voltar a ver a luz do dia. Será mesmo caso para dizer que não há fome que não dê em fartura, já que agora a Warner parece querer recuperar todo o dinheiro que perdeu, e para o fazer, nada como explorar um pouco os fãs mais ávidos e desinformados. Para começar a edição que já existia em dvd (o director's cut) será reeditada em Setembro deste ano, no entanto só estará nas lojas por quatro meses, ao fim dos quais será retirada do mercado. Mais tarde, em 2007, no 25º aniversário do filme, vai estrear nos cinemas um Final Cut, uma nova versão definitiva de Ridley Scott. Esta versão do filme será mais tarde editada em dvd, numa edição especial, com as outras três versões do filme (a original, a versão internacional, que estreou originalmente na europa e difere da americana em algumas cenas, e o director's cut). Para finalizar será de esperar que esta mesma edição seja simultanemente lançada em HD - DVD.