quarta-feira, abril 26, 2006

A Reportagem (1)

Os Prémios Lumiére de 2006

Este ano realizou-se a 2ª edição dos Prémios Lumiére, evento que tem por objectivo premiar o que de melhor se faz a nível mundial.

As 13 Categorias a concurso foram:

Melhor Filme
Melhor Realizador
Melhor Actor
Melhor Actriz
Melhor Actor Secundário
Melhor Actriz Secundária
Melhor Argumento
Jovem Promessa Masculina
Jovem Promessa Feminina
Melhor Filme Animado
Melhor Banda Sonora
Melhor Fotografia
Melhor Montagem
.

O organizador e mentor do projecto Miguel Lourenço Pereira escreve no seu blogue Hollywood:

"... a nova edição dos Lumiere conta com trinta membros do juri. E esses trinta nomes, não são apenas nomes. Da politica ao jornalismo, da música ao cinema, passando pela sociedade civil, são trinta personalidades altamente apreciadas e respeitadas na blogosfera nacional. Porque os Lumiere agora são mais do que simples prémios de cinema. São também uma forma de aproximar a grande familia dos blogs portugueses, que teima em não viver como uma comunidade. Este primeiro passo pode ser pequeno, mas é feito com determinação e vontade de aproximar pessoas (e blogs), que aparentemente, pouco teriam a ver uns com os outros."

Os 29 blogues que votaram foram:

Troll Urbano

"...cada blog - cada membro do juri - apresenta um top5, por ordem de preferência, em cada uma das treze categorias escolhidas. Ao primeiro de cada lista serão aribuidos cinco pontos, quatro ao segundo, três ao terceiro, dois ao quarto e um ao quinto e último nome. Os vencedores serão os que tiverem mais pontos, sob o ponto de terem sido, pelo menos uma vez, a primeira escolha de um dos membros. No caso de impedimento, os membros poderão apresentar menos de cinco nomes, desde qua apresentem pelo menos um."

Os membros efectuaram a sua votação até 15 de Janeiro e no dia 28 de Janeiro foram publicados os resultados.

Aqui vai encontrar os eleitos.

No próximo ano Blogblogblog vai efectuar uma cobertura completa do acontecimento.

lmarchao