quarta-feira, abril 19, 2006

O Post (23)

Post: Hollywood 2 anos
Blog de origem:
Hollywood
Data do Post: 14/04/2006
Bloguista: Miguel Lourenço Pereira


Parabéns do Blogblogblog.

----------------------------
HOLLYWOOD - 2 ANOS
.
Há dois anos o arranque oficial do Hollywood foi assim. Hoje, passados que estão oficialmente dois anos, o meu maior orgulho foi ter cumprido a minha promessa.
.
Para uma publicação diária, dois anos é muito tempo. São mais de 700 dias consecutivos de trabalho. Nem quero imaginar as horas, minutos e segundos que isso envolveu. Mas durante estes dois anos o Hollywood tornou-se quase num alter-ego meu. E num espaço que todos vocês aprenderam a conhecer. E como quem gosta volta, o Hollywood tornou-se em dois anos no weblog mais visitados em Portugal (estatistica Weblog.PT dão-nos 15 mil visitas diárias...e já foram mais). Não que isso importe muito, até porque todos sabemos que há muitos enganos e spam nestes números. Mas importante foi o núcleo duro que se foi formando. Começou por ser composto pelos restantes bloggers de cinema - a quem saúdo com um abraço e um obrigado pelo apoio de dois anos. Mas depois o passa a palavra funcionou. E hoje o Hollywood é visitado pelo cinéfilo, pelo movie goer como é pelos bloggers.
.
Aliás, dois anos depois, é fácil ver que o Hollywood não é só um blog. Desde o primeiro dia que este projecto quis afirmar-se pela diferença. O ritmo diário, o número de secções que foram nascendo, as actividades, os passatempos, as reviews, os projectos. Tudo isto afastou um bocado o Hollywood do habitual formato de weblogs que conhecemos. Sem ser ainda um site, e com as limitações do modelo dos blogs, o Hollywood tornou-se quase num ciber-jornal para quem gosta e quer saber mais sobre cinema. Quem quer ver um filme, lê uma review. Quem quer saber o que se passa, lê as noticias. Quem gosta de outras áreas, consulta as secções semanais. Dois anos depois há um orgulho imenso em olhar para um projecto que nunca teria nascido, não fosse o apoio do J.B. Martins, e constatar que se é uma referência (quase) obrigatória.
.
E como hoje é dia de festa, não posso deixar de dar os parabens ao meu novo colaborador, Manuel António Martins, que todos vocês estão a aprender a conhecer e que, acredito, será um nome a ter em atenção nos próximos tempos. É só ir crescendo, como eu fui crescendo, como o Hollywood foi crescendo.
E também a todos os membros da ABCine e todos os votantes dos Lumiere, as duas iniciativas que mais me orgulho de ter organizado nestes dois anos. Estão todos de parabés. E a vocês, leitores diários que me enviam mails com dúvidas, sugestões, pedidos de esclarecimentos. Que visitam, que comentam, que ajudam o Hollywood a crescer. Se não fossem vocês, fossem 15 ou 15 mil, o Hollywood não faria sentido. Também é por isso que faço tudo para que se sintam em casa. Novas secções nascem, outras vão morrendo, a qualidade mantém-se porque é isso que vocês querem. E que vocês merecem.
.
E para terminar este post de aniversário, aqui fica a minha prenda.
Em primeiro lugar, tenho de pedir desculpas a todos vocês. Depois do sucesso que foi a dupla cobertura aos Óscares e ao Fantasporto (nem imaginem como foi dificil conciliar tanta coisa) o ritmo do Hollywood abrandou um pouco. É um facto inegável. Nasceram novas secções é certo, mas todos se podem queixar de haver menos noticias, menos reviews ou menos iniciativas como o especial Nouvelle Vague os os 50 Actores do Século. É justo que o digam. A situação não aconteceu porque comecei a trabalhar no jornal PÚBLICO e no suplemento Y. Isso já estava previsto há algum tempo. Nem por ter sido um dos pioneiros do projecto JPR.net, a primeira webrádio da Universidade do Porto.
A razão principal foi outra. Um trabalho que abracei com imensa paixão e dedicação, de uma forma que todos vocês conhecem bem. Um trabalho que vai obrigar o Hollywood a estar fora do ritmo frenético habitual até Junho. Um projecto que vale bem a pena. Os esclarecimentos deixo para o post que se segue, que é uma apresentação informal desse projecto que espero que venha a ser, com a ajuda de todos vocês como sempre, um marco na sua área. Mas de uma coisa fiquem certos. Todo o sucesso desta iniciativa também resulta de vocês. A cineblogosfera está a crescer, e é graças aqueles que a fazem e que a visitam. Eu fui o primeiro a dar o salto, mas acredito que muitos me seguirão. Mas mais não digo, por agora...qualquer dúvida, mantenham-se ligados neste dia de festa!
.
obrigado a todos
Miguel Lourenço Pereira
----------------------------
Nota: Este post foi retirado e é parte integrante do blog Hollywood.