terça-feira, abril 18, 2006

O Post (22)

Post: Sente-se hoje em dia ...
Blog de origem:
Rollcamera
Data do Post: 14/04/2006
Bloguista: a_Pupila


Coisas de gostos...


---------------------------
Sente-se hoje em dia uma necessidade crescente de se autovalorizar para não parecer mal. Porque acha-se que se sabe tudo quando na verdade não se sabe nada.
No cinema , o gosto é tão relativo como em qualquer coisa, sei disso tão claramente porque gosto de filmes que pessoas muito mais cultas cinematograficamente do que eu odeiam e odeio filmes que são unanimente adorados.
.
É como em tudo. No entanto, hoje em dia , cai-se no facilitismo de achar que por se ter visto meia duzia de filmes se pode falar de cinema como se soubessemos tudo sobre ele. É o problema da massificação, achar que Spielberg é o cinema americano, Luc Besson o francês , Manoel de Oliveira o português, porque não se conhece mais nada. Michael Bay é mau, é sim, mas o que ele faz nem sequer chega a cinema , cinema como 7 ª arte, e discutir com pessoas que o consideram como tal é o mal desta massificação.
.
Cada vez me sinto mais triste com pessoas que se sentem capazes de em 10 minutos resumir a história do cinema sem qualquer noção real do que ele é. Prepotentes, arrogantes , destroem mitos e genios que transformaram o cinema tão profundamente que sem eles, o cinema não seria a arte ( pouca na verdade) que se faz hoje.
.
Eu não discuto história do cinema, reconheço que sei muito pouco para ser capaz de disseca-la e analisa-la ( ao contrario de carniceiros, que barbaramente assassinam a verdade) . Na verdade, de todos os meus conhecimentos de cinefilos reconheço três a cinco que considero a opinião e sei que sabem. E curiosamente nenhum deles alguma vez falou arrogantemente sobre o que sabem. Fale-se de cinema, apoio isso sem sombra de dúvidas, agora por favor não se fale do que não se sabe.
Este é um desabafo, um grito de revolta perante a libertinagem que se vive .
.
a_Pupila
-------------------------------
Nota: Este post foi retirado e é parte integrante do blog Rollcamera