terça-feira, abril 04, 2006

O Post (17)

Post: Estigmas culturais
Blog de origem: Pasmos Filtrados
Data de nascimento: 30 de Março de 2006
Bloguista: Francisco Mendes
Localização:
http://pasmosfiltrados.blogspot.com/2006/03/estigmas-culturais.html


Ou somos civilizados ou...


---------------------------------
Estigmas culturais

A National Association of Theatre Owners (Associação Nacional de Proprietários de Cinemas dos Estados Unidos) planeia bloquear o sinal de rede dos telemóveis dentro das salas de Cinema, depois de constantes demonstrações de falta de educação terem gerado inclusivamente brigas dentro das salas, enxovalhando o nome do estabelecimento nas colunas de reclamações da imprensa jornalística.

Qual a minha reacção à respectiva intenção? Palmas efusivas, apoio fervoroso e promessa de fogo de artifício à escala de uma explosão de energia em território solar, caso a proposta seja aprovada. Mesmo que estes desígnios vinguem na terra cujo presidente eleito não recebe a maioria de votos eleitorais, tal fórmula apenas chegará ao território infestado por uma densidade populacional que sofre de amnésia das suas raízes culturais, no mesmo dia em que tivermos uma longa-metragem de ficção científica. É verdadeiramente revoltante ingressar na mística escuridão de uma sala de Cinema, acomodar-me no aconchego dos seus aposentos (AMC falando, claro está) e ser incomodado pelo grasnar espalhafatoso de um indivíduo que recebe uma chamada ao som do abjecto toque da verborreia musical de James Blunt; ou pelo ruminar de um pacóvio qualquer que chafurda no balde pipocas salpicando as pessoas que o rodeiam; ou pelo grupo de adolescentes armados em sniper que usam um laser para provocar gargalhadas mentecaptas; ou pelas patadas sísmicas de um asno que se encontra na poltrona da nossa retaguarda; ou pelo par que se chucha mutuamente naquele território sagrado (pelo menos para mim), porque de forma papalva decide desperdiçar euros quando se poderiam galar de forma gratuita e sem incómodo noutro local do género… sei lá… talvez… em CASA!!

Talvez um dia esta fantochada cesse. Prevejo que tal aconteça no exacto dia em que os responsáveis da série “Morangos com Açúcar” recebam um Oscar depois de adaptarem cinematograficamente “Os Lusíadas”, caracterizando o Adamastor com um penteado radical, olhos verdes e apaixonado por uma voluptuosa Vénus de lábios carnudos, que por sua vez terá um caso escaldante com um Vasco da Gama bronzeado, que se pavoneia de tronco desnudado junto de indígenas ninfomaníacas.

---------------------------------

Nota: Este post foi retirado e é parte integrante do blog Pasmos Filtrados.