sexta-feira, abril 14, 2006

A História (3)

Blog de Origem: CINE-AUSTRALOPITECUS
Bloguista: Paulo Ferrero
Post: O Quarteto está pelas ruas da amargura
Data do Post: 30 de Novembro de 2005
Localização:http://cine-australopitecus.blogspot.com/2005/11/o-quarteto-est-pelas-ruas-da-amargura.html

Paulo Ferrero faz o retrato...




----------------------

O Quarteto está pelas ruas da amargura

Pode ler-se no Público de hoje:
.
"Quarteto baixa preços para atrair público ao cinema, por Diana Ralha. Jovens, estudantes e idosos passam a pagar dois euros a partir de Dezembro"
.
A questão é simples: o Quarteto já não é o que era, e não consegue voltar ao que era.
.
Era local de peregrinação de cinéfilos em demanda de cinema de autor e filmes de vanguarda. Durante metade dos seus 30 anos de vida (comemorou-os na semana passada!), o Quarteto rivalizou com os cinemas tradicionais, as grandes salas e os cinemas de bairro, apesar dos seus écrans diminutos e das escadinhas para cima e para baixo. Foi mesmo o primeiro multiplex a afirmar-se no mercado lisboeta. Tudo graças ao empenho, ao traquejo e ao bom gosto de Pedro Bandeira Freire.
.
O ambiente tinha uma certa fleuma urbano-depressiva, com muito fumo, discussão sobre o que se estava a ver, travo de café e mastigadelas do pão-de-ló de Alfeizerão, do barzinho do Sr.Juvenal. Os arrumadores e as bilheteiras faziam parte do mobiliário e aquilo era simpático. E assim foi sendo até alguns anos atrás, quando Bandeira Freire se cansou, farto de ser estrangulado pelo cartel dos distribuidores e por nítido cansaço físico. A crise instalou-se durante algum tempo (com direito a descontos de INATEL e tudo) , até que Bandeira Freire resolveu sub-alugá-lo à Castello Lopes, via LNK.
.
A coisa ainda funcionou nos primeiros tempos, com a exibição de alguns filmes em exclusividade, mas rapidamente a má influência dos herdeiros da CL se fez sentir ... CL que já tinha matado o seu bébé de sempre - o Condes - havia pouco tempo, e quase fazia o mesmo ao seu outro bébé lisboeta, o Londres; diz-se que os herdeiros dos manos Castello Lopes só pensam no dinheiro dos multimédia ...
.
Agora? Já não vou ao Quarteto há muitos, muitos meses. E só esporadicamente voltarei lá. Porquê? Porque não gosto de ouvir o projeccionista ao telemóvel enquanto o filme é exibido. Porque para ver os mesmos filmes que outros cinemas têm, com coca-cola e tudo, vou a outros cinemas. Porque não gosto de respirar o pó e os miasmas daquelas cadeiras. Porque fiquei sem o Sr.Juvenal e sem as minhas bilheteiras preferidas. Porque não gosto de ver os arrumadores sem uniforme, de sandálias e de camisa havaiana, como os vi da última vez. Porque não voltarei enquanto Bandeira Freire não tomar conta daquilo ...
------------------
Nota: Este post foi retirado e é parte integrante do blog CINE-AUSTRALOPITECUS