segunda-feira, março 20, 2006

O Post (9)

Post: Cinema - TOP Trilogias
Blog de origem: Cool 2 Ra
Data de nascimento: 04 de Outubro de 2005
Bloguista: André Batista
Localização: http://cool2ra.blogspot.com/2005/10/cinema-top-trilogias.html


Cool 2 Ra faz hoje um ano ...
Blog blog blog publica um dos posts mais comentados.

--------------------

Cinema - TOP Trilogias





Parece que nas últimas décadas Hollywood apaixonou-se por trilogias. Basta um filme fazer muito sucesso e pronto, em vez de se falar numa uma continuação, desta vez é encomendar logo duas, e de preferência feitas lado a lado e lançadas com alguns meses de distância (o caso de 'Matrix' por exemplo, ou mesmo 'Kill Bill' - esta última não é uma trilogia, pronto...). E o que torna as trilogias tão atraentes? De alguma forma, as pessoas parecem perder o interesse por mais do que três capítulos. O número três talvez seja tão perfeito porque mimetiza a estrutura da dramaturgia clássica que rege os filmes que nós vemos em duas horas. São três actos : um primeiro em que são delineadas as personagens, o segundo mostra-nos os conflitos e o terceiro e último apresenta-nos a resolução de toda a história. E depois de esperar anos pela conclusão de uma história, saber o destino final dos seus personagens favoritos é tudo que um fã-espectador quer! Pois bem, então fica aqui uma lista das minhas trilogias preferidas :

O Senhor dos Anéis : Sem dúvida nenhuma, é uma trilogia magnífico. Com efeitos especiais de primeira e uma história envolvente, a trilogia de 'O Senhor dos Anéis' merece o título de uma das maiores e melhores de sempre. Aqui fica a sinopse : Numa terra fantástica e única, chamada Terra-Média, um hobbit (seres de estatura entre 80 cm e 1,20 m, com pés peludos e bochechas um pouco avermelhadas) recebe do seu tio o 'Anel Um', um anel mágico e maligno que precisa de ser destruído antes que caia nas mãos do mal. Para isso, Frodo (Elijah Woods) terá um caminho árduo pela frente onde encontrará perigo e medo. Ao seu lado para o cumprimento desta jornada aos poucos ele poderá contar com outros hobbits, um elfo, um anão, dois humanos e um mago, totalizando 9 pessoas que formaram a Sociedade do Anel. Magnífico.

O Padrinho : 1972, 1974, 1990. Estas são as datas a recordar, as respectivas de “O Padrinho I, II e III”. Uma das mais brilhantes, influentes e incontornáveis trilogias que o cinema já ofereceu aos seus espectadores. A variar dos tons ocre ao colorido das festas, desde as primeiras décadas do séc. XX e até ao seu final, esta é a história de três gerações de uma das mais emblemáticas famílias (e Família) que já passaram pelo cinema. 'The Godfather/O Padrinho', é no seu conjunto uma obra imperdível, imprescindível e importantíssima no orientar do curso tomado por uma parte da cinematografia a partir do último terço do séc. XX. E as consequências e expansão causadas por este Big Bang tão cedo não vão cessar. Simplesmente genial (e a primeira parte é considerada o melhor filme de sempre pelos visitantes do IMDB.com).

Matrix : A trilogia Matrix está bem longe de só esbanjar tecnologia, visual high-tech, lutas e mostrar quase nenhuma reflexão. Os filmes da trilogia, aproximam-se de 'Blade Runner', clássico da ficção científica, de 1984, realizado por Ridley Scott. Juntando elementos de animes japoneses, da estética noir futurista de 'Blade Runner', da mitologia oriental, do cristianismo e da revolução tecnológica, Matrix é um símbolo do pós-modernismo e de sua multi-referencialidade. Coloca em cena questões fundamentais, que atormentam a filosofia há milhares de anos (quem sou?, o que é a realidade?), ao lado de preocupações surgidas no 'mundo' da evolução tecnológica (máquina versus homem). Um clássico do cinema moderno.

Indiana Jones : A trilogia de Indiana Jones é muito provavelmente a mais célebre série de filmes de aventura (a trilogia d'O Senhor dos Anéis é mais épico), trazendo as histórias do arqueólogo e aventureiro Indiana Jones, em busca de tesouros perdidos e relíquias históricas, ao longo de três espectaculares episódios, criados pela dupla de realizadores Spielberg & Lucas, o que é logo uma marca de qualidade. Durante os três filmes ('Raiders of the Lost Ark', 'Indiana Jones and the Temple of Doom' e 'Indiana Jones and the Last Crusade', todos eles realizados por Spielberg), Indy conhece os mais diversos tipos de inimigos (nazis, egípcios, etc), e passa por apuros dignos da mais fantasiosa imaginação. A trilogia acabou por retomara o gosto dos jovens pelo espírito de aventura, e criou um novo género cinematográfico, de aventura e comédia (onde podemos incluir a saga de 'Harry Potter'). Uma grande trilogia, que promete deixar de o ser, pois está 'prometido' mais um episódio para breve (já há argumento), que já teve direito a um post aqui no blog. Uma das melhores trilogias de sempre !



Parque Jurássico : Em 1993, Spielberg revolucionou mais uma vez o cinema, depois de nos ter dado uma das mais espectaculares trilogias de sempre, a de Indiana Jones (em cima). Desta vez, Spielberg conta-nos a história de um parque temático cheio de dinossauros vivos. Steven Spielberg quebrou recordes e criou mais um franchise cinematográfico, muito lucrativo para Hollywood, e que promete (tal como Indiana Jones) ter mais um episódio, já falado aqui no blog. No primeiro filme, um cientista consegue criar animais pré-históricos em laboratório e deixá-los prontos para viver numa ilha afastada, uma espécie de 'jardim zoológico' para dinossauros, etc. Mas as coisas não saem como o planeado e os visitantes correm risco de perder suas vidas, visto que escapou um Tiranossauro Rex. Na continuação, 'O Mundo Perdido', o vilão passa a ser o Velociraptor, com a acção a acontecer quatro anos depois do desastre mostrado no filme original. E no último, dois grupos estão numa disputa contra o tempo que irá determinar o destino dos habitantes pré-históricos da remota ilha, terminando assim com a trilogia. Foi criado por Spielberg, e basta dizer isso !
---------------------
Nota: Este post foi retirado e é parte integrante do blog Cool 2 Ra