sexta-feira, março 24, 2006

O Post (11)

Post: Respeito
Blog de origem: Noite Americana
Data de nascimento: 21 de Fevereiro de 2006
Bloguista: Domingos Miguel
Localização: http://noite-americana.blogspot.com/2006/02/respeito.html


Revi-me neste texto...

-----------------------


Respeito

não haverá sítio no mundo onde mais sinta respeito pela presença de um outro ser humano do que numa sala de cinema, durante um filme.
Não me refiro à multidão informe que compõe a sala, refiro-me à(s) pessoa(s) que estiver(em) comigo. Começado o filme e exceptuadas solicitações da minha companhia ou expressões reactivas, custa-me violar o espaço que acho estabelecer-se entre o espectador e o filme. Sobretudo quando pressinto ao meu lado formas de distintas de sentir o cinema. Aí, esse respeito, confunde-se com uma secreta admiração e contemplação, um privilégio, quase, de poder assistir a uma experiência profunda, íntima de alguém. E, fechando o círculo, é por intuir essa intimidade, que se pode estabelecer entre a minha companhia e a sua vivência do filme, que um enorme respeito desce sobre mim, quase um sentimento de protecção, como se pudesse impedir o resto da sala de abalar a experiência daquele(s) que comigo esta(o).
Este respeito pela intimidade intuída do outro é algo de misterioso e excepcional na minha vida, que só consigo explicar pela própria excepcionalidade das sensações que uma escura sala de cinema projectando-se exerce sobre mim. Mas é bom. É bom poder partilhar, assim, da frágil mas intensíssima ligação que se estabelece entre um ser humano (de quem quase sempre gosto muito) e o seu filme. Mesmo, e sobretudo, quando me é impossível perceber o que vai nesse espaço, físico, intelectual e emocional, entre ele e o ecrã.
DM
--------------------------
Nota: Este post foi retirado e é parte integrante do blog Noite Americana

1 Comments:

At março 25, 2006 3:24 da manhã, Blogger noite americana said...

Agradeço. Sobretudo por me ter permitido detectar inúmeras gralhas (entretanto corrigidas). Um abraço. DM

 

Enviar um comentário

<< Home