O Blog (1)
Blog Mês de Março
.
.
CineFilosofia
Bloguistas: Diogo Santos ,Pedro Sargento e Luis Rodrigues
Data de nascimento:27 de Agosto de 2005
Localização:http://cinefilosofia.blogspot.com/
Destacam-se 4 rubricas:
* Auditoria
* Cinematia
* Curtas - metragens de Filosofia
* A Vendetta dos falhados de Salsicha
.
Blog blog blog pediu aos bloguistas uma apresentação do seu blog.
Responderam prontamente e com muita simpatia.
Pelas palavras dos próprios...
-------------------
Responderam prontamente e com muita simpatia.
Pelas palavras dos próprios...
-------------------
O Blite (Site+Blog) Cinefilosofia teve o seu início em Setembro de 2005. Luís Rodrigues, actualmente doutorando em Filosofia, foi o principal mentor e produtor do projecto, que teve como motivação inicial oferecer um espaço de debate, reflexão e análise sobre ideias filosóficas expressas em filmes. Desde o início que o Blite pretende não se dirigir exclusivamente a um público versado em Filosofia, nas suas “tecnicidades” e subtilezas. Antes, sempre pretendemos ser um espaço de divulgação aberto a qualquer tipo de sensibilidade – desde que cumprindo os requisitos gerais do respeito e qualidade -. Duas outras pessoas, Diogo Santos e Pedro Sargento, fazem parte do Blite desde o seu inicio. Os três editores não são de todo representantes de uma corrente de pensamento filosófico, antes somos bastante diferentes na forma de pensar e escrever, como é facilmente percebido através das polémicas que, de vez em quando, despontam entre nós. Sempre concordámos, no entanto, que esta heterogeneidade só poderia ser positiva.
O Cinefilosofia procura, desde o seu começo, fazer passar a mensagem que aceitará com todo o gosto artigos de qualquer pessoa interessada em ter um texto seu publicado no site. Infelizmente, e por razões mais ou menos obscuras, os textos submetidos por leitores nossos resumem-se a louváveis mas escassas excepções.
Recentemente, o Cinefilosofia sofreu o revés de Luís Rodrigues ter suspendido a sua actividade de editor. Apesar disso, os restantes dois editores concordaram em continuar o projecto, que, no entanto, passa por uma fase passageira de menor actividade e de alguma redefinição.
Tivemos já algum feedback positivo de várias pessoas (o nosso muito obrigado a todos os que comentam no blog!) e entidades. É isso que nos dá força para fazer sempre mais e melhor. A Filosofia deve impor-se o abandono do estigma de ser inatingível e demasiado distante do mundo. Mas isto deve partir também de quem está do lado do “público”.
O nosso obrigado por esta distinção do blogblogblogcinema, desejamos-lhe as maiores felicidades na blogoesfera!
(Pedro Sargento e Diogo Santos)
--------------------------
Este foi o post inaugural do Blog:
---------------------
Editorial de abertura
O projecto Cinefilosofia pretende oferecer um espaço de reflexão sobre ideias filosóficas expressas em filmes. A ideia que preside ao Site não é propriamente fazer filososofia do cinema, embora não se feche essa porta neste lugar que se quer maximamente plural. O projecto visa, pois, comentar, discutir e convidar à reflexão sobre a melhor filosofia que se pode encontrar de A a Z em produções de 7ª arte. Entenda-se que o objectivo da página também não é oferecer crítica cinematográfica pura e dura tal como é normalmente entendida pelo leigo em filosofia, cujos pontos essenciais costumam ser a qualidade do filme, do realizador, dos actores, da acção etc; para esse efeito existem muitos e bons sites, e este não pretende cumprir essas funções.A ideia de lançar este projecto surgiu-me quando percebi o interesse mostrado por colegas de faculdade em comentar e discutir ideias apresentadas em pequenos excertos de filme passados durante as aulas. Pelo entusiamo e disponibildade que presenciei em alunos e professores nessas ocasiões, o interesse neste tipo actividade utrapassa largamente o campo dos deveres académicos. Por isso, pensei que seria boa ideia apresentar um espaço onde a referida actividade se pudesse desenvolver - daí este espaço experimental que agora surge.Como é evidente, um espaço com estas características não consegue sobreviver sem que haja colaboração por parte dos interessados. Neste sentido, apelo para que submetam artigos e frequentem o BLOG como lugar priveligiado de discussão. Os artigos serão publicados (ou não) em função da sua pertinência e qualidade.Esperamos oferecer com este Site um local simpático e útil, onde a franca discussão filosófica e a troca de ideias possa rapidamente tornar-se uma realidade. Sabemos que nesta fase experimental podem surgir alguns erros ou falhas, o que é perfeitamente natural. Apesar das dificuldades que possam surgir de ora em diante, por certo daremos o nosso melhor em prol do conceito que queremos implementar.
---------------------
Nota Importante: Este post só estará definitivamente concluído a 31 de Março. Até lá podem e vão haver novas inclusões de textos.
(a imagem foi retirada do blog CineFilosofia mais exactamente do post "Editorial de Março")
lmarchao
3 Comments:
antes de mais obrigado pelo convite.
e desejo mto anos e bons filmes
ao blog
um abraço
david (matine)
David: Obrigado pelas palavras amáveis.
ler todo o blog, muito bom
Enviar um comentário
<< Home