A Sondagem Abril 2006
Quem deveria ter ganho o Oscar?
Agradecimentos a todos os que votaram na Sondagem de Abril.
Um olhar sobre a Blogosfera do Cinema.
Quem deveria ter ganho o Oscar?
Agradecimentos a todos os que votaram na Sondagem de Abril.
No dia 29 de Abril deu á luz um novo blogue. De autoria de Ricardo Formasari chama-se Escrever e ver Cinema.
O Cine Zone anuncia novidades.
Post: A morte da Cinefilia
Blog de origem: Setaro´s blog
Data do Post: 19-03-2006
Bloguista: André Setaro
"Mudam-se os tempos mudam-se as vontades. "
---------------------------------------------
A morte da cinefilia
Quando perguntado, em Tiradentes (cidade histórica de Minas Gerais na qual se realizou em janeiro passado uma mostra de cinema), durante o debate da crítica, por que tinha parado de escrever, José Carlos Avellar (que escrevia quase todos os dias no 'Jornal do Brasil' da boa época), respondeu: porque o cinema acabou. A cinefilia não existe mais, disse ele. Ela começou por volta de 1910, com a implantação das salas fixas nas cidades (antes os cinemas eram restritos às feiras, e ambulantes, salvo algumas exceções) e fez uma geração que vai até 1930, considerando que a geração se forma num período de 20 anos. A segunda geração de cinéfilos começa em 1930, e vai até 1950, quando tem início a terceira e última geração. Depois desta, não existe outra. O aparecimento da televisão, de outras formas de laser, do automóvel, a maior liberdade de locomoção, entre outros fatores, determinaram, segundo Avellar, a morte da cinefilia.
-------------------------------------
To: Presidência da República Portuguesa, Assembleia da República, Governo Português
A Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema é uma instituição pública que tem feito um trabalho de uma competência exemplar no panorama nacional enquanto casa de cultura, tendo-se tornado simultaneamente uma referência consagrada no âmbito das cinematecas internacionais.
O trabalho oferecido pela Cinemateca, através da sua programação – intensa, sistemática e coerente –, do conjunto das suas publicações – de uma solidez e vastidão únicas na divulgação e reflexão teórica sobre o território do cinema, em Portugal –, do arquivo nacional das imagens em movimento que dentro de si soube criar – tão exaustivo quanto possível – e da sua biblioteca – tão vasta, acessível e agradável a quem a consulta –, cumpre assim o seu objectivo primeiro que só pode ser o de tornar viva e permanente, para que seja fértil, a arte e a memória do cinema. Dizemo-lo como portuguesas e portugueses ligados ao cinema que, como fazedores, como espectadores ou como estudiosos, muito se formaram ou continuam a formar e a informar com a obra ímpar que é a Cinemateca Portuguesa.
Desta obra é indissociável a pessoa do Dr. João Bénard da Costa e o seu trabalho incansável, sábio e apaixonado, desde 1980 como sub-director da Cinemateca e, desde 1991, como seu Presidente. O facto, muito raro em Portugal, de ter passado por tantos Governos diferentes dirigindo uma instituição tão importante como a Cinemateca, tendo-lhe conferido, por meio de empenhamento pessoal que soube transmitir a quem nela trabalha com a mesma paixão pelo Cinema, vastíssima cultura e firmeza de carácter, a marcante identidade que nela hoje todos conhecemos e em que nos reconhecemos, atesta ainda a grandeza da obra, a independência e a integridade, qualidades que marcam o exercício do cargo que ocupa.
Os abaixo-assinados vêm afirmar que, no seu cívico entender, o caso do Dr. João Bénard da Costa é absolutamente excepcional e apelar que essa orientação seja, neste caso e com plena justificação, seguida, permitindo-se a continuidade de uma presença cultural, de um trabalho e de uma intervenção excepcionais e para cultura e fruição de todos seja mantida pelo tempo a que o Dr. João Bénard da Costa ainda tiver vontade e força.
Os Prémios Lumiére de 2006
Este ano realizou-se a 2ª edição dos Prémios Lumiére, evento que tem por objectivo premiar o que de melhor se faz a nível mundial.
As 13 Categorias a concurso foram:
O organizador e mentor do projecto Miguel Lourenço Pereira escreve no seu blogue Hollywood:
"... a nova edição dos Lumiere conta com trinta membros do juri. E esses trinta nomes, não são apenas nomes. Da politica ao jornalismo, da música ao cinema, passando pela sociedade civil, são trinta personalidades altamente apreciadas e respeitadas na blogosfera nacional. Porque os Lumiere agora são mais do que simples prémios de cinema. São também uma forma de aproximar a grande familia dos blogs portugueses, que teima em não viver como uma comunidade. Este primeiro passo pode ser pequeno, mas é feito com determinação e vontade de aproximar pessoas (e blogs), que aparentemente, pouco teriam a ver uns com os outros."
Os 29 blogues que votaram foram:
"...cada blog - cada membro do juri - apresenta um top5, por ordem de preferência, em cada uma das treze categorias escolhidas. Ao primeiro de cada lista serão aribuidos cinco pontos, quatro ao segundo, três ao terceiro, dois ao quarto e um ao quinto e último nome. Os vencedores serão os que tiverem mais pontos, sob o ponto de terem sido, pelo menos uma vez, a primeira escolha de um dos membros. No caso de impedimento, os membros poderão apresentar menos de cinco nomes, desde qua apresentem pelo menos um."
Os membros efectuaram a sua votação até 15 de Janeiro e no dia 28 de Janeiro foram publicados os resultados.
Aqui vai encontrar os eleitos.
No próximo ano Blogblogblog vai efectuar uma cobertura completa do acontecimento.
lmarchao
Evolução do Cinema Asiático
Assim, a partir dos anos 90, o Japão que tinha estado pouco produtivo, desde a época dourada dos anos 50 e 60, atingiu um novo pico de criatividade. Novos realizadores surgiram e revolucionaram o cinema Japonês em diversos géneros e com diferentes estilos. A nível da animação (vulgo anime), Hayao Miyazaki criou obras magníficas com Monoke Princess ou Spirtied Away. Takeshi Kitano, criou obras com uma realização muito própria baseando-se na tríade japonesa, tais como Hana-Bi ou Brother ; ou Takashi Miike, característico pela ultra-violência e uso excessivo do gore e do choque (Ichi, the killer, Audition, etc), foram alguns dos principais responsáveis pela aclamação mundial do cinema Japonês. Outros nomes, tais como o cineasta independente Nagisa Oshima (Taboo) ou o pioneiro do cinema de terror oriental Hideo Nakata (Dark Water ou Ringu), contribuíram igualmente para o sucesso e ocidentalização do cinema asiático, particularmente o japonês.
Paralelamente ao boom do cinema japonês, neste inicio do século XXI, nasce uma grande diversidade de propostas oriundas de diferentes países asiáticos. Neste momento, assistimos com grande admiração e satisfação à ascensão do fabuloso cinema coreano. Influenciado pela cultura americana e adapatado à sua própria cultura, tem sido uma surpresa agradável e uma cinematografia a seguir com muita atenção. (Num próximo artigo debruçarei.me com mais detalhe sobre o novo cinema coreano). Por outro lado, Hong-Kong tenta regressar, mas agora com um cinema mais independente, onde se destaca Wong kar-Wai (In the mood for love ou 2046). Outras cinematografias emergentes tais como Taiwan (Crouching Tigger, Hidden Dragon recentemente nomeado para Óscar de Hollywood) ou Filipinas, Indonésia, Índia, Paquistão, etc, estão em franca ascensão o que leva a concluir que podemos esperar muito mais do cinema que é feito do outro lado do mundo. Vamos aguardar para ver…
Sérgio Lopes
.........................................
Nota do editor: Será publicado mensalmente um texto de autoria de Sérgio Lopes para o Blogblogblog. Muito obrigado a Sérgio Lopes pela sua colaboração. Este texto também foi publicado nos blogues Hollywood e Cine-Asia.
Hostel
Nota: Não foi feita qualquer selecção (em termos de qualidade intrinseca) para a escolha dos 5 posts desta rubrica. Blog blog blog procura apresentar temas em voga e abrir 5 janelas para a Blogosfera.
Rubrica: Realizador da Semana
O Cool 2 Ra continua em actividade ao contrário do que Blogblogblog noticiou.
Post: Porque gosto do Mudo?
Cinefilosofia entrou numa fase de reestruturação profunda.
Blogblogblog decidiu retirar da "Fita" alguns blogues que não estão dentro dos parametros necessários a essa mesma inclusão:
Semana de 20 a 26 de Abril
Rádio TSF - As Estreias da Semana (Registo AUDIO)
Nota do editor: Novos blogues poderão ser incluídos ao longo da semana.
Post: Hollywood 2 anos